segunda-feira, 13 de junho de 2016

Carta aos Portugueses

Carta aos portugueses de Nour Machah, jovem sírio, a viver há cinco anos em Portugal, após abraçar a sua mãe em terras lusas, sentindo que finalmente ela estava a salvo:
"Queridos Portugueses,
Reencontro-me com minha mãe, após 5 anos. Sim, posso vê-la novamente, senti-la a meu lado e chorar… Chorar de felicidade, por estarmos novamente juntos. Não ter que chorar mais de preocupação, assolado pelo perigo que ela enfrentava, rodeada de guerra e destruição.
Como fiz questão de, num post passado, revelar a minha frustração, face a todo o processo de trazer a minha mãe para Portugal (algo que durou 1 eterno ano), faço questão, de hoje revelar algo aqui novamente:
Revelar o meu agradecimento a todos vocês, que desde um primeiro momento me ajudaram e deram todo o apoio, relativamente a este processo. Os advogados que consultei. Os médicos portugueses que me contactaram, demonstrando apoio à minha mãe, que é também ela uma médica. Os media portugueses, canais de televisão, radio e jornais.
Os meus amigos que sempre estiveram do meu lado, sem hesitar. O Governo de Portugal. E a todos aqueles que me ajudaram, nem que mais não fosse, com uma palavra amiga… uma palavra reconfortante… uma simples palavra de apoio.
Sim, sinto-me a pessoa mais feliz e sortuda do mundo. Nunca pedi a Deus por grandes riquezas ou por uma vida recheada de regalias. Simplesmente zelei pelo bem-estar dos meus entes queridos, pela sua segurança, pela segurança da minha mãe. Ela é a razão de eu ser, aquilo que sou hoje.
Portugal tem e terá sempre, um lugar preciosíssimo no meu coração, não somente porque foi o país que me acolheu durante os últimos 2 anos, e foi aqui que me foi dada a oportunidade de terminar os meus estudos, mas acima de tudo porque foi aqui, neste país, que me foi provada a verdadeira essência dos Direitos Humanos. Foi aqui que me demonstraram que todos nós nos podemos sentir em Casa, seja qual for o destino neste mundo, se tivermos pessoas que nos amem, que nos aceitem e que nos ajudem. Foi também aqui que tive a honra de revelar um pouco mais acerca da minha cultura, das minhas origens, das minhas gentes.
O Povo Português deve sentir-se orgulhoso, porque embora estejam a atravessar um período menos bom, é sempre capaz de realizar coisas boas. A minha alma e coração estão neste país, pelo qual daria tudo, caso um dia seja necessário.
Quando pessoas de outros países Europeus e Árabes me perguntam o porquê de ter escolhido este e não outro país, despertam em mim, uma raiva inconsciente. A minha resposta resume-se a que este foi o país que me acolheu, que me permitiu ter uma vida e ter finalmente perspetivas de futuro.
É-me muito complicado exprimir todo o sentimento de felicidade e eterna gratidão em simples meras palavras. Mas estou a tentar agradecer-vos, porque caso não o fizesse, não conseguiria agradecer a Deus.
Portugal… ganhaste todo o meu respeito e eterna gratidão.
Obrigado.
Nour Machlah"

Texto: Nour Machlal, Página Pessoal de Facebook, 07/06/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário