sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os olhos azuis


Os olhos azuis de vários membros da família foram a minha primeira surpresa.
Sou uma das professoras que os estão a ensinar a falar português. Felizmente, as três crianças já frequentam a escola, pelo que os cinco adultos são os meus alunos. Ficámos pela oralidade.
Pelo básico dos básicos. Repetimos vezes sem conta "eu sou", com os "us" a serem comidos ou substituídos por "is". Eu Sou. Eu sou. Eu sou. Eu sou português. Eu sou sírio. Eu sou a Daniela. Eu sou a G.
Eu sou. Rimo-nos do cansaço, da incompreensão, da dificuldade.
Eu sou. Mais do que português ou sírio. Mais do que ter um país. Mais do que o azul ou o castanho dos olhos.
Eu sou. E assim começamos pelo início.

Porque, antes de ter alguma coisa ou estar em qualquer lugar, eu já era. Eles já eram. Somos todos um.

2 comentários:

  1. Nos somos um pais de emigrantes com um curacao enorme, de gente pobre que quanto mais pobre mais da, enfim e a alma errante Lusitana que nos leva aos quatro cantos do mundo e recede de bracos abertos o mundo inteiro... Orgulho de ser portugues x x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nós, os portugueses podemos orgulhar-nos de muita coisa e a hospitalidade é uma delas!

      Eliminar